domingo, 20 de maio de 2012

Desmistificando a Astrologia

A Astrologia é uma ciência ou, no mínimo, um ramo do conhecimento que há milênios presta ao ser humano um serviço de orientação tanto para com o mundo em que vivemos (em seus ritmos e ciclos) quanto para consigo mesmo, na representação de si próprio, na interação com este mundo. Durante todo este tempo a Astrologia já ocupou várias e distintas posições nas sociedades humanas, desde venerada até ridicularizada e execrada.
Durante o seu processo histórico a Astrologia sempre esteve numa situação intermediaria entre ciência e religião, conhecimento e crença. Muitas vezes misturando estas duas formas de representação como tentativa de tradução e entendimento do mundo. Esta condição fica mais fácil de compreender ao entendermos que o surgimento da Astrologia se deu muito mais em uma relação de participação do ser humano com a natureza (sua condição de conhecimento pagão) do que em um movimento de entendimento e descrição do mundo, como se dá nas ciências naturais.
No entanto a manutenção desta condição híbrida, ainda hoje, contribui muito para que a astrologia seja alvo de várias críticas, sendo taxada como crendice ou, no mínimo, como pseudociência nos meios acadêmicos e entre as ciências oficiais.
Uma falta de definições claras dos pressupostos básicos que sustentam o seu método interpretativo (modo pelo qual fornece as informações), do seu objeto de estudo e do que se encontra em seu escopo de atuação (o que pode e o que não pode fazer) atrapalham sua organização e metodologia científica, bem como municiam seus críticos com argumentos contra a astrologia.
Um exemplo disto é falta de conhecimento por parte do grande público de algumas definições conceituais básicas (tais como o que é um signo), situação que permite que uma afirmação de astrônomos sobre a existência de uma décima terceira constelação crie o boato de que a astrologia sempre estivera equivocada por trabalhar com doze signos ou ainda que isto implicaria alguma mudança na astrologia.
Posso citar, de modo geral, alguns temas em astrologia nos quais a falta de informações definidas dá margem para que a imaginação popular (afinal a astrologia sempre fascinou o ser humano) preencha com crendices e posturas dogmáticas informações genuínas da astrologia e acabam deturpando-a: o equívoco da Astrologia para o hemisfério Sul em função da inversão das estações do ano nos hemisférios Norte-Sul; se o Signo ascendente se manifesta mais no início da vida ou a partir da maturidade; o que são as casas astrológicas; o que de fato podem “prever” as técnicas de prognóstico em Astrologia (Trânsitos/Revolução Solar) entre outros.
O ciclo de palestras Desmistificando a Astrologia, em seus quatro encontros, pretende apresentar uma visão séria e objetiva, sobre os temas citados acima e outros, de uma forma didática e acessível a todos (sem astrologuês), com o objetivo de sanar, pelo menos em parte, os equívocos com relação a alguns conceitos fundamentais da astrologia, contribuindo para um entendimento mais apropriado e contemporâneo deste milenar instrumento de autoconhecimento ainda repleto de mal-entendidos conceituais, com suas consequências geradoras de preconceitos por grande parte da sociedade.

Temas das palestras
Dia 06 de Junho  -  Desfazendo enganos.
• O Décimo terceiro signo  -  O que são de fato os signos Astrológicos.
• Astrologia para o hemisfério Sul  -  As estações do ano e a Astrologia.
Dia 13 de Junho  -  O que a Astrologia pode fazer p/ o ser humano.
• O que são Mapa natal, Técnicas de prognósticos (previsões) e Sinastria.
Dia 20 de Junho  -  O que são as casas astrológicas.
• Signo Ascendente e o Meio-céu  -  O que são e qual sua importância.
Dia 27 de Junho  -  Dúvidas gerais sobre Astrologia.
• Palestra interativa  -  Perguntas e respostas.

Horário: 19h 30min.
Ingresso: 01 Kg de alimento não perecível ou um agasalho infantil
Vagas limitadas  -  Confirmar presença por e-mail



LOCAL: CASARÃO DO ARVOREDO
End.: Rua Cel. Fernando Machado, 464  -  Centro Histórico

quarta-feira, 21 de março de 2012

Palestra 20/3/12


Astrologia, Paganismo e Mitologia - O Equinócio de Outono
Em comemoração ao início do ano astrológico/pagão tivemos a palestra cujo tema foi Astrologia e paganismo. Para dar ainda mais sentido e profundidade ao tema abordado, tivemos a grande contribuição de um dos vídeos do maravilhoso documentário, que deu origem ao livro de mesmo nome, O Poder do Mito, do grande mitólogo Joseph Campbell. 




Neste diálogo entre Mitologia e Astrologia procurei mostrar as relações intrínsecas entre estas duas áreas do conhecimento humano, bem como a atualidade de ambas e suas contribuições para a construção de mitos que ajudem a sustentar um sentido de humanidade no ser humano moderno ajudando a afastar um pouco o fantasma da desintegração psicológica e social de nossa sociedade ocidental contemporânea, tão carente de mitos que a sustentem.





  Agradeço muito a oportunidade e aos participantes por receberem minhas palavras e pelas perguntas que muito contribuíram para o desenvolvimento da palestra. Namastê!!
Dando prosseguimento, a próxima palestra, dia 27 de março,  terá o objetivo de apresentação e de discussão dos programas dos cursos. Esta palestra/discussão tem o objetivo de deixar claro os objetivos e metodologia dos cursos que estarão iniciando nos dias 03 e 05 de abril.


 

quarta-feira, 14 de março de 2012

Palestra 13/3/12

Mapa natal - um caminho para o autoconhecimento e o processo de individuação.

O objetivo principal desta palestra foi, em primeiro lugar, explicitar como que o mapa natal é um instrumento que descreve a estrutura de identidade de um ser humano. Após, mostrar como que o entendimento destas estruturas que formam a psique de um indivíduo contribui para o autoconhecimento; e por fim, ressaltar a importância do mapa natal como um instrumento que orienta o indivíduo nos percalços do processo de individuação.

Na foto abaixo, um gráfico  com os símbolos astrológicos como representações das mesmas estruturas presentes na Psique humana, a começar pela trindade da psicanálise Id, Ego e Superego representadas com o mesmo simbolismo na Astrologia pelos planetas Marte, Sol e Saturno, respectivamente.






Após a palestra tivemos um momento para perguntas sobre os temas abordados e outros mais gerais sobre Astrologia.






A próxima palestra será no dia 20 de março, quando se dará o início do ano Astrológico/Pagão, com a entrada do Sol no signo de Áries e o início do equinócio de outono para nós do hemisfério Sul e o início da Primavera no hemisfério norte.
Em virtude da data, o tema será Astrologia e Paganismo.  Vou abordar a relação da Astrologia como um instrumento prático e de orientação dentro deste sistema filosófico da antiguidade e como este modo de se orientar para com o mundo e a vida ainda está presente na vida e na psique de todos os seres humanos.
Para complementar a palestra serão exibidas passagens do documentário O PODER DO MITO, uma série de entrevistas com Joseph Campbell, um dos mitólogos mais importantes da nossa história, que com uma sensibilidade ímpar consegue dar alma vívida para a mitologia.
A palestra do dia 27 de março será toda dedicada para apresentação de discussão dos programas dos cursos. Esta palestra/discussão tem o objetivo de deixar claro os objetivos e metodologia dos cursos que estarão iniciando.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Bem vindo(a) a este espaço de troca de informações sobre Astrologia e filosofia.
Este blog ainda está em construção.
Conforme os textos ficarem prontos irei postando.
Para outros artigos sobre Astrologia e informações sobre consultas veja minha página:

www.astroconhecimento.com.br/

Contatos: astroconhecimento@gmail.com