Os quatro elementos e as funções psicológicas


         A quaternidade,  afirma Carl Jung, é a condição lógica para qualquer julgamento geral. Qualquer um que tente formar este tipo de julgamento descobrirá que deve ter um aspecto quádruplo . Por exemplo, quem deseja descrever a totalidade de horizonte nomeia  os pontos cardeais . A totalidade ideal é o círculo , mas sua divisão mínima natural , é a divisão em quatro.
         Além dos quatro pontos cardeais , temos as quatro estações do ano , que por sua característica cíclica também ofereceu uma influência sobre a formação astropsicológica do ser humano.Outra analogia possível é a relação dos quatro estados físicos da materia, sólido, Líquido, gasoso e o plasma , com os quatro elementos astrológicos  sendo o estado sólido equivalente ao elemento terra; o estado líquido à água ; o gasoso ao ar eo o plasma ao fogo.
         Os quatro elementos, por seu material simbólico de interpretação psicológica, podem ser considerados juntos como a estrutura básica da astrologia.Dentro  da perspectiva psicológica de C. Jung as quatro funções : intuição  percepção, pensamento e sentimento são a base da formação da estrutura de personalidade  do indivíduo e junto com os dois tipos  psicológicos : introvertido e extrovertido formam os oito tipos psicológicos  .       
         Tratarei agora das semelhanças de abordagem entre os quatro elementos astrológicos e as quatro funções psicológicas na tentativa de esclarecer mais a maneira pela qual  o indivíduo orienta-se em relação ao meio , ou seja ,todos nós temos um modo relativamente constante de nos orientar, agir e reagir em relação à vida e seus acontecimentos , ou ainda , uma atitude mental essencial. Podemos orientarmo-nos através de uma destas quatro  maneiras:
         Percepção: perceber é equivalente a determinar a presença material  de algo ou um fato concreto, nada é julgado ou analisado apenas percebido tal como é  , confiando nas observações feitas pelos sentidos.
         Pensamento: podemos orientar a nossa realidade de uma maneira abstrata , ou seja , podemos adaptar o que percebemos de acordo com o nosso próprio quadro mental e construir a nossa própria realidade interna a nível de pensamento.
         Intuição: intuir significa quase "acreditar que ", confiando na intuição acreditamos , de  uma maneira não racional , saber o fluxo das coisas . Conseguir olhar além das aparências externas dos fatos.
         Sentimento: é quando prestamos atenção e analisamos  de uma forma subjetiva o que os sentidos nos trazem e nos decidimos por este ou aquele fato , este ou aquele comportamento a partir desta abordagem subjetiva.     
                   As funções como forma de orientação
         Muito embora o ser humano esteja apto a exercer estas quatro funções que o permitem orientar-se no universo de relações e fatos diários tanto quanto latitude e longitude nos permitem orientarmo-nos no espaço geográfico, geralmente predomina  uma destas como função superior . É sobre esta base que ajustaremos a nossa realidade, ou ainda , é esta função que acessaremos de um forma mais consciente , ficando outras duas em segundo plano e a quarta função que só acessamos de forma inconsciente ou ainda , que ela nos trás elementos de nosso incosciente quando é permitido ou não é possível impedíla de vir a tona.
                  Os  quatro elementos e as funções psicológicas
         Fogo e intuição: O tipo fogo , tem por palavra chave  identidade e com ele estão relacionados os signos de Áries , Leão e Sagitário.
         O tipo fogo é muito orientado em direção a si próprio , dai sua relação com identidade, muito espontâneo trava sua relação com o mundo cheio de entusiasmo e confiança. Possuidor de uma grande fonte de energia e muito dirigido à expressão criativa o tipo fogo está muito orientado ao futuro e ele o persegue cheio de confiança e expectativas com um senso de noção do perigo quase infantil , dada a certeza em seus insights  periga  subestimar os fatos concretos e não conceber bem a realidade.
         Sente-se realmente feliz quando põem-se a perseguir sonhos grandiosos que podem causar bem a todos e fortificar o seu sentido de identidade, muito embora tais sonhos possam ser quichotescos e impraticáveis . Positivamente é possuidor de uma mente brilhante e muito original no sentido de  que está buscando algo que reflita a sua identidade e esteja orientado para o futuro e com muita autoconfiaça em seu destino.
         O tipo intuitivo assim como fogo possui uma compreensão instintiva do que está acontecendo (doravante quando falar tipo refiro-me aos dois ) , o conhecimento instintivo/ intuitivo  é formado por imagens e conceitos  de  uma forma não abstraida , quase simbólica  na sua origem e  portanto virtualmente inconsciente e difícil de ser traduzida em palavras.
         As pessoas que cercam este tipo exercem um papel secundário em sua vida - as vezes ele próprio - ficando em primeiro plano suas metas , aspirações e inspirações em uma submição voluntária aos poderes destas . Pode  haver um hiato, uma falha na conecção entre os seus insights eo próprio indivíduo.
         Segue uma citação de Jung que ilustra bastante este tipo:
         A notável diferença do tipo intuitivo extrovertido aos objetos externos corresponde à diferença do introvertido aos objetos internos . Assim como o tipo intuitivo extrovertido constantemente fareja novas possibilidades e as persegue sem consideração pelo seu próprio bem-estar ou o dos outros , menospreza ponderações humanas e derruba o que acabou de ser construido em sua eterna busca de mudanças, o introvertidovoa de uma imagem para outra buscando todas as potencialidades no interior do inconciente sem estabelecer a conecção entre fenomenos mentais e ele mesmo
        
         Ar e o pensamento: os signos de elemento ar :  Gemeos , Libra , Aquário tratam da "experiência na sua preocupação com as relações teóricas".No tipo Ar predomina o pensamento em forma de teorias , idéias , conceitos e tudo que tratar  da   realidade em sua forma abstrata com uma vivacidade mental e uma objetividade realçada para tudo de que tratar desta área  da experiência.
         O tipo ar é eminentemente social  e sendo o mundo das idéias o seu reino necessita comunicar esta idéia da melhor maneira possível o que faz com que seja natural que este tipo possua o dom da linguagem para exercer esta faceta indispensável  de sua vida : a comunicação com os outros.
         O tipo pensamento orienta as suas ações a partir de conclusões intelectuais e modelos teóricos e tenta levá-las a cabo seguindo fórmulas de conduta abstratamente contruidas . Muito embora tenha necessidade de pessoas  para comunicar o seu mundo dogmático , geralmente, dá a impressão de frieza e falta de emoção , assim como os signos de elemento Ar, pois procura testar tudo pelas leis da lógica  e encontrar conecções logicas entre os fatos , o que ,muitas vezes o leva à impessoalidade.
         Sendo o pensamento um aglomerado organizado de idéias e teorias que tornan-se ultrapassadas com novas informações adicionadas, logo , são revisadas e sua visão de mundo modifica-se o que esclarece as características do tipo Ar tais como inconstância e mutabilidade.
         Outra citação de Jung tirada do livro  de Karen Hamaker-Zondag Astropsicologia, ilustra bem este tipo como conclusão: Esse é alguém ( se for um representante genuíno de seu tipo ) que luta para chegar a conclusões compreensíveis acerca de todas suas experiências de vida, conclusões que, afinal , são novamente orientadas na direção de fenômenos objetivos tanto na forma de fatos concretos como de idéias gerais.
         Terra e percepção: Os tipo Terra :  Touro, Virgem , Capricórnio, estão ocupados com o mundo material e a realidade concreta . Só acham confiável o que podem tocar ; o que os órgãos do sentido podem perceber como realidade imediata ; e os conceitos que podem ser usados prática e concretamente na construção de algo útil.
         Esse tipo é prático , sólido , paciente , lento , controlado e confiável por ser mais dado à manutenção do que à transformação das estruturas,conceitos e a matéria a sua volta  (matéria essa que é seu reino natural) .
         A busca de uma sólida e segura  posição e a  aquisição de bens e utilidades que possam lhe oferecer um domínio da situação  são fatores básicos para seu senso de segurança.  
         Assim  como o tipo Terra , o tipo Perceptivo por ser de uma função não racional  aborda a realidade como ela lhe chega sem formulações ou teorizações , ou seja , ele é um tipo extremamente realista , possui um bem desenvolvido senso objetivo para fatos e eventos que ocorrem à sua volta sempre abordando estes de forma a tirar-lhes a sua impressão imediata e experimentável a nível dos sentidos.
         O indivíduo Terra / Perceptivo uma vez que está extremamente ligado ao reino dos sentidos está disposto a sacrificar-se , quer a nível das limitações autoimpostas , quer a nível de suportar um trabalho fatigante e massante , mas que tenha um bom retorno material , com o fito de manter as aparências , ou seja  a sua exterioridade que pode ser percebida pelos outros a nível dos sentidos.
         Ainda falando da relação dos tipo Terra / Perceptivo com os sentidos os estímulos exteriores tais como vestuários , boa comida, boa bebida , gostos refinados  e confortos em geral são fundamentais para seu sentimento de segurança e bem estar.
                  
         Água e Sentimento:  O reino dos signos de elemento água :  Câncer , Escorpião e Peixes é o reino dos sentimentos e emoções profundas e onde predomina  a incerteza e a instabilidade. O próprio elemento Água é assim , similar aos sentimentos , quanto mais vamos entrando mais ele vai ficando incerto , escuro e instável.
          Por estarem intimamente ligados aos sentimentos possuem uma recptividade e uma plasticidade muito grande na esfera dos sentimentos , podendo captar e / ou absorver os sentimentos de alguém com quem tenham compartilhado momentos  próximos e  ainda  penetrar nos  sentimentos dos outros.
         Em oposição ao tipo Ar / Pensamento é extremamente difícil para os tipo Água / Sentimento abordar  a vida de uma maneira lógica e objetiva e sim captá-la através de suas nuances de subjetividade , busca entender o meio analisando as mudanças de sentimentos com referenciais de afeição ou aversão os estímulos que este meio lhe oferece.
         A personalidade tende a estar envolvida em emoções decorrentes de conteúdos do inconsciente e sentimentos relacionados com experiências anteriores  o que ilustra mais uma característica do tipo Água / Sentimento que é sua relação muito forte com o passado e emoções retornantes .
         Nenhum outro tipo tem tamanha capacidade de compreender e sentir o que se passa no interior alheio , provavelmente venha dai a forte necessidade destes individuos se envolverem en atividades de caráter  cultural , social e filantrópico talvez numa tentativa de tranformar a vida deixando-a mais harmoniosa e agradável.
         Dada a tamanha importância que esse tipo dá aos sentimentos e o quão envolvido diretamente está com estes que muitas vezes  é difícil comunicá-los externamente .

                   Os elementos na psicologia do indivíduo
         Os elementos , sem dúvida , tem marcada influência na formação psicológica do indivíduo ,  mas também não podemos incorrer no erro de um pensamento exessivamente linear de que  somente classificacão de dada pessoa por ênfase nos elementos   nos dará a capacidade de entendê-la ou o que é pior prever e controlar o seu comportamento ,  eliminando o seu "livre" arbitrio.
         Também existe esta visão preconceituosa em relação à Astrologia na qual esta teria por objetivo prever os fatos e eventos que ocorreriam ao indivíduo.
         É  no mínimo muito ingênuo querer afirmar ou sequer pensar que , por exemplo: o fato de alguém ter o sol no signo de Escorpião , ( na linguagem popular dizer que ela  "é " de Escorpião) , logo no elemento Água, seria uma pessoa que abordaria  a vida e seus eventos unicamente ou preponderantemente de uma maneira sentimental e nada objetiva ou ainda que seria muita baixa a sua percepção da realidade. A Astrologia é muito complexa , com vários fatores que nos fornecem informações sobre a estrutura psicológica e necessidades de expressão do indivíduo , assim como a própria  estrutura psicológica do indivíduo é muito complexa com vários fatores contribuindo para sua formação.
          O que foi tratado aqui é apenas uma tentativa de  aproximar , de uma forma mais concreta, duas maneiras de tentar entender o ser humano na sua complexidade , porém de uma maneira simples e unificada ( talvez demasiado sintética ) . Buscando na natureza , em seus ciclos de troca , a sabedoria radical (que tem origem na raiz), como faziam  os grandes pensadores da antiguidade sobre os quais a história nos traz notícia  e complementando-a  com a evolução sadia de nosso pensamento (ocidental e oriental), talvez possamos construir um saber psicológico  mais humanista e voltado para um autoconhecimento  meditativo.
        
                    Referências bibliográficas:

                        # Astrologia  da personalidade - Dane Rudhyar
                   # Astropsicologia - Karen Hamaker-Zondag      
                   # A prática da Astrologia – Dane Rudhyar
                   # Astrologia e a psique moderna - Dane Rudhyar
                   # Tipos psicológicos- Carl  G. Jung
                   # O  Homen e seus símbolos  - C . G . Jung

Um comentário: