Módulo Introdutório


  CURSO DE ASTROLOGIA PSICOLÓGICA

Módulo mapa natal –Teórico / Introdutório




PROGRAMA DO CURSO



Aula 1:  Apresentação da proposta e objetivos do curso. Apresentação dos participantes
O que é Astrologia. Quais as suas possibilidades de uso e limitações.
Objetivos: Apresentar de forma ampla o curso e seus objetivos e entender melhor os princípios básicos do instrumento Astrologia.
Aula 2: Estrutura geral de um mapa natal.
Objetivos:
Discriminar os símbolos e informações contidas em um mapa natal. Entender a estrutura geral de um sistema e a relação das partes formadoras do sistema. Definir o sistema pisque humana em termos dos elementos representados na astrologia. Entender as possibilidades de utilização do mapa natal como instrumento de entendimento da estrutura e dinâmica da psique humana.

Aula 3: Uma filosofia para a Astrologia ou a astrologia como uma filosofia de vida. Uma proposição metafísica para o entendimento e funcionamento da Astrologia em uma abordagem sistêmica. Como utilizar a Astrologia como uma filosofia para a orientação na vida e seus ciclos. Sistemas e “todos orgânicos”. O sistema psique humana e sua representação na astrologia.
Objetivos:
Entender a filosofia que sustenta e orienta a astrologia como instrumento de tradução das qualidades de manifestação da vida terrena; e ainda, entender a astrologia como um instrumento de orientação filosófica na vida.

Aula 4: Histórico da Astrologia relacionada com a evolução do ser humano.
Leitura:
Astrologia da personalidade, Dane Rudhyar - cap. 1.
Objetivos:
Acompanhar o desenvolvimento simbólico da astrologia em diferentes fases do desenvolvimento da humanidade para entender sua evolução até os dias de hoje.

Aula 5: Princípios básicos da Astrologia.
Leitura:
Teatro cósmico, Elementos Básicos Astro.
Objetivos:
Apresentar, de uma forma geral, os conceitos e princípios básicos formadores do simbolismo astrológico: Elementos, ritmos, signos, planetas, casas, aspectos e outros.

Aula 6: Arquétipos e princípios universais; Conceitos Junguianos: Arquétipo, Inconsciente coletivo, sincronicidade.
Leitura:
Astrologia Humanista; Astrologia Psicologia e os quatro elementos, Stephen Arroyo - cap.4,6,7,9 e10.
Objetivos:
conhecer os princípios básicos formadores da Astrologia, o uso da Astrologia como meio de entendimento do ser humano em uma abordagem humanista.

Aula 7: Vídeo: “O Poder do Mito” Joseph Campbell. Ep. 01- A Mensagem do Mito.
           Aula: Paganismo, Mitologia e Astrologia.

Aula 8: Os quatro elementos e os três ritmos, a base da Astrologia. Os Quatro elementos na astrologia e as funções psicológicas de C.G. Jung.
Leitura:
Os quatro elementos e Os ritmos; Os Quatro elementos e as funções psicológicas; Astropsicologia, Karen Hamaker-Zondag - Cap. 4.
Objetivos:
compreender como a combinação dos quatro elementos e dos três ritmos forma a base de toda a Astrologia; relacionar os quatro elementos com as funções psicológicas de C.G. Jung Aprofundando o conhecimento de si.

Aulas 9, 10 e 11: As casas astrológicas.
Leitura:
As Casas Astrológicas; As doze casas, Howard Sasportas - cap. 3.
Objetivos:
as casas astrológicas representam áreas da vida do indivíduo, palcos nos quais o drama da existência do ser humano se desenvolve, onde os planetas e os signos se manifestam. Também nos orientam sobre o natural desenvolvimento social e psicológico do ser humano.

Aulas 12, 13 e 14: Os signos astrológicos
Leitura:
Os doze signos; Astropsicologia, Karen Hamaker-Zondag - Cap. 5; Manual de Astrologia, André Barbault.
Objetivos:
os signos astrológicos formam a base arquetípica e simbólica da psique humana, o seu estudo nos permite compreender e aceitar a multiplicidade das manifestações de caráter e personalidade do ser humano.

Aula 15: Os planetas pessoais.
Leitura:
Os planetas; Astropsicologia, Karen Hamaker-Zondag - Cap. 7.
Objetivos:
Os planetas pessoais representam dimensões (partes) específicas dos seres humanos. O estudo de seus posicionamentos e aspectos revelam necessidades e características de manifestação do ser humano.

Aula 16: Os planetas transpessoais.
Leitura:
Os planetas; Astropsicologia, Karen Hamaker-Zondag - Cap. 7. e Astrologia Karma e transformação, Stephen Arroyo  - Cap. 3, 4, 5 e 6.
Objetivos:
Os planetas transpessoais representam princípios de transformação que atuam sobre outros elementos do mapa natal. O estudo dos seus posicionamentos e aspectos revelam de que forma estas transformações se manifestam em nós.
Aula 17: Vídeo The History Channel O Universo Ep.14 - Além do BigBang e discussão sobre o assunto preparando para a próxima aula.
Aula 18:
Movimentos planetários - Astronomia para a Astrologia.

Objetivos: entender o movimento dos planetas e seus ciclos dentro do sistema solar, a posição da Terra nas quatro estações, movimento retrógrado dos planetas e outros.

Aula 19: Natureza dos aspectos planetário, teoria dos aspectos planetários e interpretação.
Objetivos:
Definir as regras teóricas sobre a natureza dos aspectos. Entender os aspectos como um elemento integrador e distribuidor das energias do mapa natal.

Aulas 20: Assuntos gerais da Astrologia.
Leitura:
Textos variados sobre os assuntos abordados.
Objetivos:
Travar um primeiro contato com assuntos não abordados durante o curso, mas importantes para se ter uma visão mais global da Astrologia: Trânsitos Planetários e Revolução Solar (técnicas de prognósticos), Roda da Fortuna (partes astrológicas), Nodos Lunares, Kiron, Lilith e outros.



_____________




Início: 14 de março - aula aberta - Apresentação do programa do curso.
Horário: 19h 30.
Início do curso: 21 de março
Periodicidade: semanal - quartas-feiras
Duração: 5 meses, uma aula semanal (20 aulas)
Investimento: 05 parcelas de R$ 175,00


Local: Fernando Machado, 464 - Centro Histórico - PoA
Mais informações: (51) 98433 6911 - astroconhecer@gmail.com



_________________________


Depoimentos

"O curso de Astrologia tem me permitido aprofundar meu processo de autoconhecimento iniciado quando fiz meu mapa natal. A abordagem apresentada nas aulas enriquece a concepção que temos da astrologia, da psicologia e das ciências humanas, permitindo, sem nenhum dogmatismo, que o aluno escolha o próprio caminho da sua aprendizagem". 
Alexandre Ben Rodrigues - Sociólogo, Doutorando em Ciência Política (UFRGS).


"O curso propicia a sistematização do conhecimento astrológico para a realização da interpretação do mapa natal. Eu já possuía certo conhecimento autodidata, esparso e o curso auxiliou-me a organizá-lo. O material oferecido para estudos é excelente e no decorrer do curso é possível vislumbrar o quanto a Astrologia é uma ferramenta eficiente para a descrição da personalidade; sendo possível aprofundar o autoconhecimento e o entendimento sobre o ser humano.
O Dani conhece muito sobre assunto e nunca deixou minhas perguntas sem respostas. Para mim a Astrologia é um conhecimento útil para a vida toda e para qualquer um. Infelizmente, ou não é um conhecimento difícil de ser esgotado e que exige dedicação de quem está aprendendo".

Gabriela Ruiz dos Santos, estudante de Psicologia 


"Resumo em duas palavras os meus objetivos para com o Curso de Astrologia e Autoconhecimento: curiosidade e aprendizado. A curiosidade foi o estímulo; o aprendizado, o grande desafio. O astrólogo Daniel conseguiu desenvolver meus objetivos nas aulas, propiciando uma visão abrangente sobre a astrologia; desmitificando-a, e mostrando-a aplicável. Sua metodologia também facilitou o aprendizado. A partir do Curso, acredito que a astrologia muito irá contribuir na relação com as outras pessoas e meu próprio autoconhecimento". 

Moacir Schneider



"Um psicólogo - astrólogo ? Um filósofo - astrólogo ? Um desmistificador da Astrologia ? Daniel é surpreendente na sua abordagem absolutamente original da Ciência Astrológica. Com uma didática perfeita, e com um conhecimento vasto, ele proporciona aos alunos uma viagem elucidativa e segura pelo universo dos Astros. Com o pé no chão, e sem viagens místicas ou esotéricas desnecessárias, Daniel resgata, explica e atualiza - sob a luz dos planetas -  (e de forma histórico-antropológica), os fenômenos que construiram (e destruiram alguns) elementos fundamenais na formação do homem, como por exemplo : religião, crendices, ciência, psicologia, mitologia, psiquê , etc.
Percebe-se claramente que ele não fica na postura daquele "que passa o conhecimento", e sim fica evidente que ele quer despertar no aluno a sua própria busca pelo conhecimento, e ele está ali para auxiliar neste caminho de crescimento e realização".


Iuri Palma



  "Foi muito importante para mim participar do curso Astrologia e Autoconhecimento, no ano de 2011, tanto em relação a minha vida pessoal quanto à profissional.
Pessoalmente foi importante pois, como uma pessoa que possui o Sol em Escorpião no mapa Natal, a Astrologia foi algo que sempre me chamou a atenção, sempre tive muita curiosidade e vontade de entender e conhecer toda essa linguagem que nos pode ser transmitida pelos Mapas Natais com seus símbolos, signos, casas, planetas, etc.. Como um processo de auto-conhecimento esse curso foi muito transformador para mim, pois pude compreender muitos dos meus mecanismos de funcionamento a partir do conhecimento do que estava dizendo o meu próprio mapa.
Profissionalmente, como psicóloga, a Astrologia está me ajudando bastante a também olhar e entender as pessoas que atendo a partir dessa cosmovisão, da Astrologia, e ajudá-las em suas buscas em Autoconhecimento, pois creio que levando em consideração no processo terapêutico alguns pontos básicos dos Mapas das pessoas, como o Signo Solar, o Ascendente, e a Lua, já obtenho algumas informações valiosas, pelo menos, no início do processo terapêutico.
Fiz o curso de Astrologia com o Dani quando estava cursando meu último ano da faculdade de Psicologia na UFRGS , e os dias de aula, bem como a prévia leitura dos textos para as aulas, eram como um bálsamo na minha vida naquele momento difícil de finalização de um ciclo super duro que foi para mim esse do mundo acadêmico. As noites de quinta-feira eram por mim muito esperadas, pois eram as 2h mais interessantes e ricas da minha semana, num clima super leve, alegre e descontraído, regado a chás feitos pelo Dani, pães, e muitos aprendizados e trocas interessantes!
É difícil expressar em palavras o quanto rico e importante foi para mim ter feito esse curso de astrologia com o Dani, pois tentar dimensionar em palavras essa experiência provavelmente não seja a melhor maneira de transmitir a vivência que tive em 2011". 


Daniela Lemos - Psicóloga


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário