Consultas



Mapa Natal

 O mapa natal descreve a estrutura e a dinâmica das forças que juntas formam a psique humana. Ter o seu mapa natal corretamente interpretado é o equivalente psicológico a se olhar em um espelho, ou seja, podemos ver com clareza e objetividade, a nossa natureza interior refletida. Sinteticamente falando, o mapa natal mostra como se dá a representação que cada um de nós faz do mundo e através da qual se relaciona com o mundo exterior.
O trabalho terapêutico a partir do mapa natal deve ser considerado como uma psicologia do Ego ou do consciente. Diferentemente do processo terapêutico das psicologias analíticas, que se dá, sumariamente falando, a partir das manifestações do inconsciente percebidas e após traduzidas para serem integradas ao consciente, o mapa natal possibilita comunicar diretamente ao consciente o modo, a qualidade e a origem de várias estruturas definidoras do eu, descritas na Psicologia analítica como os complexos pessoais.
A leitura do mapa natal é uma oportunidade de olhar para si mesmo em profundidade e perceber a motivação de vários conflitos pessoais e utilizar o processo de transformação decorrente destas percepções como orientação e motivação para o desenvolvimento de potenciais inatos que somente se “materializam” na vida ao enfrentarmos e vencermos os conflitos que nos impedem de sermos completamente nós mesmos.
O principal objetivo da Astrologia para autoconhecimento é aumentar a autocompreensão e estimular os nossos próprios processos de evolução,  aperfeiçoamento e aceitação, nos tornando cada vez mais nós mesmos.
   
Astrologia clínica ou terapêutica
O mapa natal, em síntese, é um instrumento que descreve e traduz a estrutura de identidade do ser humano e a relação dinâmica entre as várias dimensões que constituem o indivíduo. Ele proporciona um espelhamento de forma que a pessoa possa ter um contato direto consigo mesma.
Uma consulta de leitura e interpretação do mapa natal revela a estrutura e a dinâmica das forças que formam a identidade da pessoa, fornecendo informações vitais para uma visão mais clara de si mesmo ao indicar potenciais a serem desenvolvidos e conflitos pessoais para que estes possam ser percebidos e mais facilmente confrontados e resolvidos. Além de descrever essa qualidade básica natural desejável desse ser humano, é capaz de revelar conflitos entre essas dimensões representativas do eu, por diferentes qualidades na operação de cada uma delas.
A astrologia utilizada de uma forma terapêutica pode ser entendida como uma psicologia do ego ou psicologia do consciente, uma vez que seu objetivo é a tradução conceitual fornecida diretamente ao centro da consciência. O entendimento simbólico da natureza da operação de cada uma das diversas partes formadoras do sistema chamado psique humana proporciona uma reorganização deste sistema tentando satisfazer as necessidades de cada uma das dimensões do eu e administrando de uma forma mais consciente as diferenças e antagonismos existentes entre as interações destas várias dimensões ou partes que constituem a psique humana.
A prática da astrologia para fins terapêuticos é uma tentativa de reorganização simbólica e filosófica do ser humano perante o significado da sua vida e se dá através de um entendimento profundo e aceitação da natureza das diferenças que o constituem enquanto indivíduo, sendo percebidas pelo ego enquanto organizador central.
Em síntese, a prática terapêutica da Astrologia consiste em uma leitura continuada das estruturas psíquicas descritas pelo mapa natal, visando um aprofundamento do significado e das necessidades de cada uma das partes formadoras da totalidade da psique. Esta leitura continuada e aprofundada promove uma gradual e natural harmonização em função de uma auto-aceitação através desse reconhecimento simbólico que o mapa natal proporciona.

A leitura do mapa natal já é uma forma de autoconhecimento e crescimento pessoal.

Como já dito em outros escritos, o mapa natal é um instrumento objetivo, com uma linguagem particular (mitológica e arquetípica) capaz de descrever a estrutura psíquica de uma pessoa.

A prática da Astrologia clínica ou terapêutica pretende ir além e aprofundar a leitura do mapa natal.

O uso clínico da Astrologia consiste em, utilizar o simbólico expresso através da linguagem astrológica, em consultas terapêuticas regulares, para aprofundar o significado de determinadas disposições astrológicas que descrevem conflitos psíquicos, visando torná-los mais acessíveis à consciência, contribuindo para a integração destes elementos à psique do indivíduo, facilitando a resolução ou o encaminhamento destas dificuldades.
 
   
  Terapia Floral
O uso dos remédios florais contribui para a harmonia e o equilíbrio de padrões emocionais, psíquicos e de comportamento. Neste caso a Astrologia é usada como um instrumento para maior precisão no diagnóstico.
   
Trânsitos Planetários
Os trânsitos planetários podem ser entendidos como placas de sinalização, indicando as condições da estrada (em um determinado período da vida), em nosso caminho de crescimento como indivíduos descrevendo com profundidade os processos de transformação envolvidos neste caminho de crescimento.
O estudo dos trânsitos nos permite entender as áreas da vida envolvidas no processo, a duração e o objetivo das crises de transformações pelas quais passamos. A leitura e interpretação dos trânsitos orientam para um melhor entendimento dos ciclos e dos períodos de transformações que ocorrem em nossas vidas, bem como nos ajudam a tomarmos decisões mais acertadas na construção de nossos projetos pessoais.

  Revolução Solar
O nosso aniversário é um momento especial. Na Astrologia, o momento exato no qual o Sol retorna ao mesmo ponto do nascimento chama-se Revolução Solar. Estudar o mapa celeste do momento exato do aniversário nos permite entender, previamente, as oportunidades do ano que inicia.
Ao combinarmos o trabalho de Revolução Solar com os trânsitos planetários temos uma excelente técnica de prognóstico e entendimento dos processos pessoais.


Sinastria
O trabalho de Sinastria consiste em relacionar as mapas natais de duas pessoas e entender de que maneira se processa a relação entre elas. Estas relações podem se dar em casamentos, sociedades, entre pais e filhos, etc.
O objetivo de um trabalho de Sinastria é, num primeiro momento, através do mapa natal, mostrar cada um dos parceiros para si próprio, fazendo ele se entender; nem seguida, mostrar um parceiro para o outro, através do simbolismo da Astrologia, para que cada um possa ver o que o outro é na sua profundidade, ajudando a superar os conflitos que surgiram a partir das aparências e dos padrões viciados de comportamento.
Este estudo descreve com clareza uma pessoa para a outra ao revelar as diferenças e necessidades pessoais, proporcionando uma maior consciência para o relacionamento afetivo, familiar, ou profissional/ sociedade.

Um comentário:

  1. Como considerar a roda da fortuna conj c/jupiter em áries na 8, sendo q júpiter rege a casa 4 e 5. Obrig

    ResponderExcluir